terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A dieta Dukan

Share it Please
Boa tarde blogosfera!

Tudo certinho com vocês?


Como disse no post anterior, decidi seguir a dieta Dukan.

Vou explicar aqui como ela funciona e dizer, no meu ponto de vista, suas vantagens e desvantagens.

Em primeiro lugar, se você deseja fazer a Dukan, eu recomendo a leitura do livro "Eu não consigo emagrecer" do Dr. Pierre Dukan. Muitos sites explicam a dieta e tudo mais, mas acho essencial uma lida na fonte primária da dieta.




A base da alimentação desse método são a proteínas. A dieta é composta por quatro fases e em cada uma delas há regras bem definidas do que pode ou não comer. Quem quer começar precisa entrar no site https://www.dietadukan.com.br para saber a duração de cada fase. Vou colocar aqui a baixo a minha avaliação. 


Abaixo segue o resumo dessas quatro fases. 


Ataque

A primeira fase é como se fosse um "acorda menina". Ela tem uma lista bem reduzida de alimentos permitidos, composta em sua maioridade de proteínas e algumas fibras. O Dr. Dukan diz em seu livro que o homem, durante muito tempo de sua evolução se alimentou basicamente de carne de caça. Dukan diz que "A digestão de proteínas é a mais longa e laboriosa de todas as categorias de alimentos. É preciso mais de três horas para desintegrar e assimilar as proteínas [...]quando um candidatoao emagrecimento consome carne, peixe ou um iogurte magro, osimples fato de digeri-lo e assimilá-lo impõe-lhe um trabalho, uma perda de calorias, que reduz o ganho energético da refeição. A fase ataque é curta. Ela visa a perda de peso rápido e a limpeza do organismo


Cruzeiro

É a segunda fase. Proporciona o perca de peso mais lenta. Essa é parte da dieta que durará até você perder a quantidade de peso desejado. Ela tem a alternância em um dia de proteína pura (igual a fase ataque) e um dia de proteína com legumes. Nessa fase aparecem os alimentos tolerados, permitidos em até duas porções por dia. Essa é a fase da dieta em si. Nesse momento você perderá todo o peso planejado e ela durará até que você atinja sua meta.

Consolidação

É a terceira fase. Nesse momento você irá aprender a manter o peso que você conquistou e irá começar reintroduzir alguns alimentos banidos até agora. A regra é fazer 10 dias dessa dieta para cada quilo perdido. Por exemplo, se você perdeu 10 kg fará 100 dias dessa fase. As frutas voltam a ser permitidas, além de alimentos feculentos como massa, arroz e batata. Você também poderá usufruir de 1 jantar de gala por semana na primeira metade da consolidação e dois na parte final. Você escolherá um dia (sugerido a quinta feira no livro) para fazer a dieta da fase ataque.

Estabilização

Essa fase estará com você para o resto da vida. Aqui você poderá comer sem restrições, porém sempre levando consigo o aprendizados das outras fases. Essa fase só tem 3 regras que são comer 3 colheres de farelo de aveia por dia, fazer sempre um dia da dieta ataque durante a semana e abandonar os elevadores.


Para saber a lista de todos os alimentos permitidos em cada fase é só entrar no site http://www.dietaereceitas.com.br/


Na minha opinião os prós dessa dieta são:

  • Ter uma lista de alimentos bem definidos; 
  • Ser feita em fases, o que dá a sensação de conquista a cada fase terminada e não deixa monótoma; 
  • Ser longa. Ninguém perde e mantém 20 quilos perdidos em 15 dias; 
  • Se preocupar em manter o peso perdido. Eu já emagreci muitas vezes, mas sempre acabo engordando novamente. 

Os contras são:

  • Não poder beber cerveja. SEM DÚVIDA, será a coisa mais difícil para mim nesses meses; 
  • É difícil comer na rua e na casa das pessoas com tantas restrições. 


Espero ter ajudado quem ainda não entendia direito a dieta.


Beijos a todos!

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Olá Tay!
    Obrigada pela visita!
    Olha, te desejo sucesso no programa alimentar que escolheu. Como eu disse no post em que comentou, cada um sabe o que é melhor para si. Eu fico muito irritada quando as pessoas vem com aquele papo de "sai dessa", " isso não funciona" e daí eu vou lá no blog delas e estão em R.A desde o dia em que nasceram e não perderam 1kg sequer.
    A maior definição de loucura é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. Porque não tentar algo novo não é mesmo?
    Então parabéns pela iniciativa e conte com o meu apoio.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    O livro eu já conhecia...mas acho essa dieta muito "forte"!
    No entanto, boa sorte! Vai-nos mantendo informadas!
    1000beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá acabei de encontrar seu blog. Adorei seu espaço e estou tbm com uma quedinha ao método Dukan, mas ainda não tenho certeza.

    Conheci seu cantinho através do blog da Déia.

    Bjos e boa sorte. Se quiser conhecer meu cantinho tbm:

    http://metamorfoseanali.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O tempo voaa mesmo..nem acredito que eu ja tenho 26 anos. Que legal temos a mesma idade, vc é lindaaaa pelo que vi na foto do perfil. Coloca mais fotos no blog..amo fotos hehehehe.
    E segue firme ali na dieta bjão

    ResponderExcluir
  5. Como não sou muito adepta de comer carne, me considero uma quase vegetariana, tentei fazer e pra mim não funcionou. Mas sigo um monte de meninas que fazem e estão com um ótimo resultado. Então vai firme que você consegue.
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Olá muito interessante muitas pessoas já conseguiram emagrecer utilizando este método espero que você tbm alcance os seus objetivos para isso como em qualquer dieta precisamos ter foco e disciplina então bora começar

    ResponderExcluir
  7. Tem muita gente fazendo e amando! Eu tb acabo utilizando algumas receitas de vez em quando! Sucesso pra vc!!! Bjss

    ResponderExcluir
  8. Perfeito seu resumo.... Mas a melhor parte é a que diz, COMA A VONTADE, kkkkkkk
    Um beijo moça.

    Pecados da gullo

    ResponderExcluir
  9. Olá...eu tbm faço a Dukan há 4 meses...eliminei 14 kg até agora de 91 kg pra 77 kg
    minta meta é chegar aos 60 kg!!!! A dieta é ótima eu adorooooooo!!!!
    Sucesso pra nós!!!

    ResponderExcluir

Adoro ler o que você tem a dizer!
Muito obrigada pela visita!