quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A outra face do emagrecimento

Share it Please
Olá blogosfera!
Tudo bem?

Duas situações nesses últimos dias me fizeram pensar em por que engordei.


A 1° situação foi na sexta passada.
Eu e meu namorado sentamos para conversar sobre coisas que estavam afetando o nosso relacionamento.
Atitudes minha e dele que atrapalhavam nosso namoro e ocasionavam brigas recorrentes e desgastantes. Conversa vai conversa vem, percebi que os meus maiores erros eram ser impaciente e controladora.
Sentamos e fizemos uma lista de 10 coisas que gostaríamos que o outro melhorasse.
A 1° coisas que ele colocou na lista foi ser mais paciente. Isso começou a me alertar.


A 2° situação foi ontem a noite.
Estava conversando com uma amiga minha que também é gordinha sobre o porquê engordamos e por que é difícil emagrecer. E a minha resposta foi ser ansiosa e controladora.

Depois de uma análise interna cheguei a conclusão que eu sou compulsiva alimentar.
Na época que estava escrevendo a monografia foi o meu ápice.
Eu era capaz de sair da faculdade comer uma coxinha, comprar uma pipoca, um churros e de quebra três pacotinhos de amendoim para ir comendo no ônibus.
Uso a comida para obter prazer nos meus momentos de insegurança, estresse, tristeza...

Mas isso não pode continuar assim.
Até porque o estresse, a insegurança e a tristeza não vão sumir da vida de ninguém.
Não posso deixar que esses sentimentos afetarem a minha vida de tal forma ao ponto de um virar uma louca comilona de chocolate compulsiva.
Mas como fazer isso?

Acho que a forma mais certa é procurar ajuda, de um psicólogo, terapeuta, psicanalista, não sei bem a diferença entre eles.
Mas como a recessão se instaurou nessa fase da minha vida, não to podendo gastar o dinheiro que literalmente não tenho.
Então estou procurando formar de me afetar menos com as coisas da vida.
Tentar assumir menos o controle das coisas, para não me frustar se não sair como planejei.
Tentar não criar tantas expectativas com as coisas, para não ficar arrasada quando não acontecer.
Tentar ser mais paciente, para não morrer de ansiedade em cima de uma barra de chocolate.
Não sei bem como vou fazer isso, vou tentar me auto policiar, enxergando meus eros.
Vamos ver no que vai dar. O que eu não posso é largar a R.A e sair correndo pra comida no próximo desafia da minha vida.

E vocês sentem que comem sentimentos também?
O que fazem para melhorar?

Beijos da Tay!






Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Eu sempre comi sentimentos, faço terapia há 1 ano meio exclusivamente pra tratar disso, te digo que melhorou bastante. Beijo beijo.

    ResponderExcluir
  2. Sei como é ja fui assim, descontava tudo em comida, mas meu caso eu era deprimida tbm.

    mas vc vai superar

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Amiga tbm sou compulsiva sabe , ps qdo passei tbm pelos mesmo problemas fiz o mesmo ! , olha sobre a glossy box acho que vale a pena eles estão mudando vc responde todo mes sobre satisfação com o produto e fiz uma reclamação e logo chegou a resposta pelo face deles eles tbm resolvem eu gostei muito

    ResponderExcluir
  4. Olá Tayzinha!!
    Fiquei sem pc, mas agora estou de volta!!
    Vou te indicar um livro que é muito bom, "Você pode ser feliz sem ser perfeita", autoraAlice D. Domar e Alice Lesch Kelly.
    Lendo os seus posts percebi que você se parece comigo, queremos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, e queremos que TUDO saia perfeito!!
    Impossível, pois somos seres humanos e não somos perfeitos, eu também engordei na epóca da faculdade 10 kilos, e quando estava terminando em fase de entregar meu TCC, casei também, de noiva e organizei tudoo, e claro que priorizei o casamento que era meu sonho, mas perdi aulas na facul, não tinha como ser perfeita em tudo.
    Quem é perfeccionista, gosta de ter controle de tudo, mas é impossível.
    Procure respirar e relaxar mais, você comentou no meu blog sobre artesanato, geralmente lojas de armarinhos oferecem o curso de graça, e você só paga o material, vai te ajudar muito a relaxar e não pensar em comida, e o melhor, ser paciente!! Tem que ter paciência com os detalhes para que tudo saia lindo, esse exercício vai te ajudar no seu relacionamento!!
    Achei muito legal as reflexões que você fez com seu namorado e sua amiga, agora você já sabe por onde começar!!
    Fé, Foco e Determinação, Você Pode!! Você Consegue!! Bjss

    ResponderExcluir
  5. Oi Tayzinha!!!
    Obrigada pela visita, já estou te seguindo!!!

    Acredito que vc já deu o 1º. passo, já assumiu que é compulsiva, isso é o mais importante... os blogs das meninas aqui ajudam bastante, fazer o diário alimentar do dia tb, e ainda mais tendo um blog, eu me sinto meio que na obrigação de fazer tudo certinho, pq tudo o que eu comer, eu vou publicar aqui!!!
    Estamos juntas!!!

    beijos,

    Mi

    ResponderExcluir
  6. Ai amiga
    eu engordei muito porque eu achava que comida resolvia todos os meus problemas, comia quando estava alegre e comia quando estava triste.
    Graças a Deus hoje me sinto mais controlada, mas as vezes me vejo sendo compulsiva e me sinto péssima e tenho medo de engordar novamente. Mas o blog me ajudou e ajuda muito a fazer as coisas certas.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Thay querida, eu so emagreci depois que parei de comer sentimentos, não quer dizer que ainda não faço isso, faço sim. mas agora é mais consciente, antes eu bebia. comia raiva, tristeza, ciumes ( sou um poço) tudo era motivo para eu comer um dois pratos de comida. sem vontade. sem querer . comia. e ligava o F** desculpa. Bebia ate passar mal. de raiva. de mim. por me permitir sentir aquele sentimento , saber que estava errada. e fazer mesmo assim. Eu me punia. comendo bebendo. Agora sempre que dá esses sentimentos eu me pergunto se eu comer , beber vai resolver algo. não como, ou não como tanto. se como nas proxima refeiçoes eu me policio. estou me conhecendo. quando der essa compulsão se pergunte qual o sentimento que esta sentido. mude o foco. va fazer outra coisa. eu agora estou indo correr. caminhar. se é muito tarde da noite. vou dormir. tomar banho. fazer exercicios. mas tiro o foco do problema.
    beijos. espero tenha ajudado.

    gi

    ResponderExcluir
  8. Tay,
    Tenta fazer coisas que vc goste, tenta ser mais paciente, meditar, relaxar mais. Sei que é dificil mas temos que tentar. Não pode é descarregar tudo na comida.
    Beijos e força
    Adriana

    ResponderExcluir
  9. É realmente a ansiedade e a impaciencia são os principais problemas de quem tem obesidade, com certeza precisamos nos livrar disso...

    ResponderExcluir
  10. Oi Tayzinha!

    Identifiquei-me muito com o seu post, inclusive tb escrevi sobre isso lá no meu blog. Esse ano estou adotando uma postura diferente, deixando as coisas acontecerem sem criar expectativas. Sempre tentei controlar tudo e quando dava errado acabava frustrada e triste. Agora tenho deixado a vida correr e tomando as decisões conforme as coisas vão acontecendo. Fico mais leve ao não sofrer por antecedência.
    Também já pensei várias vezes em fazer terapia, deve ajudar a organizar essa nossa cabeça controladora!

    Conhecendo o seu blog e adorando, já estou te seguindo.
    Aguardo sua visitinha!

    http://xobisnaga.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. É bom refletir, a mudança não é só na balança, precisamos mudar todo dia para sermos pessoas melhores!

    Parabéns pelo blog e pelo progresso!

    Beijão e estou seguindo!

    ResponderExcluir
  12. Menina, não é que eu andei pensando o mesmo sobre mim?
    Comer nossas angústias, ansiedades e até mesmo alegrias não resolve e só camuflam a falsa sensação de estar sob controle!
    Resolver e superar isso sozinha é realmente mto difícil, na real acho que todo mundo deveria fazer terapia com psicologo, todo mundo precisa!

    Tamo junta flor!

    Beijao

    ResponderExcluir
  13. Seu post foi perfeito!! Exatamente como me sinto, como literalmente devido aos meus sentimentos frustados, decepções e mágoas e sou ansiosa. Procure ajuda mesmo de um terapeuta, sozinha não conseguir..acho que deve procurar um profissional médico, já que pelo post não soube dizer a diferença dos que eles fazem. Procurei um médico que faz psicoterapia e possa ser que no princípio possa ser necessário usar remédio..hoje só vou na terapia uma vez por mês, antigamente era uma vez por semana. Descobri à causa de descontar tudo na comida e agora estou trabalhando outras válvulas de escape para quando surgir problemas na minha vida. Parabéns pelo seu blog, já estou te seguindo. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  14. O dia que eu instalei o the sims estações e vi aquela chuvinha... ahhhh!

    Quanto a comer sentimentos, é o que eu mais fiz esses ultimos anos. Mas eu me reeduquei, parei de comer fora de hora, seja o stress que for. Porque acima de qualquer problema foi difícil mas eu me coloquei em primeiro lugar nessa história toda. O que é mais importante, a minha saúde, o meu corpo, ou uma coisa que já deu errado mesmo!? Pelo menos o meu corpo, o que eu como eu posso controlar, já o resto do mundo... é impossível. É questão de se colocar como prioridade acima de tudo. Não deu certo?! Paciência, é esfriar a cabeça e encontrar uma solução e pra isso que o namorado serve, não a comida! hehehehe. Eu aprendi a descontar as frustrações no Muay Thai (adorava descontar no saco de areia), hoje em dia me jogo na dança, ou na esteira... melhor jeito de eliminar frustrações é eliminando calorias... é a hora do dia pra você, sua paz interior, cuidando de si mesma... já passou o dia com trabalho, faculdade, etc etc.. esse momento é seu! Não gaste fazendo mal pra si mesma!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. RE: Infelizmente nem todos entendem essa ausencia né! Meus pensamntos mudaram muito! Quero dar um rumo na minha vida... mais como vc disse, precisamos de planejamnto e açao! Eu por exemplo sempre quis emagrecer, mais nunca fechei a boca! So agora to conseguindo!!! :)

    > Se isso te consola Tayzinha... Posso te dize que "TAMO JUNTO" RS... Parece que lendo as coisas que vc escreveu era eu quem tava falando! Infelizmente nao somos as unicas no mundo a passar por isso! Comer pra tentar esquecer um momento de estress ou por algo que nao deu certo faz parte da minha vida de uns 6 anos pra ca! Tenta fazer uma atividade fisica! As vezes vc ta precisando de algo pra descarrega essas tensoes! Eu por exemplo ontem briguei com meu marido, na hora que eu vi que eu ia acaba falando o que nao devia (e depois me arrepende) eu sai fiz uma caminhada na hora que eu voltei ele tava de cabeça fria eu tambem e ficamos de boa! PEnsa nisso!!! :) Bjokas e nao fica assim nao... tudo na vida da gente acontce na hora certa! ;)

    ResponderExcluir
  16. Ah migs, sofro desse lance de ansiedade tbm. É uma merda. Ou corro pra comida, ou pro cigarro. Pensei no mesmo, em procurar alguma ajuda desses psico alguma coisa. Mas nem sei pr'onde correr. :(


    Mas força ai! To contigo! =*

    ResponderExcluir
  17. eiiii que otimo ler este post!
    eu era assim e fui procurar ajuda. percebi que nao tinha compulsao alimentar... a minha ansiedade faz com que eu desconte na alimentação e tenho ate hj mt dificuldade, mas te falo!
    o primeiro passo é a gente perceber viu?!
    bjosss

    ResponderExcluir
  18. Finally! Finalmente eu consigo comentar aqui! Antes não carregava de forma alguma! Que frustração!
    Pra esclarecer, se ninguém mais fez isso!!
    Psicólogo e terapeuta é a mesma coisa! Ambos são formados em Psicologia e apenas tem denominações diferentes. Na linha teórica que eu sigo somos chamados terapeutas!
    Existem os terapeutas ocupacionais, que são formados em terapia ocupacional apenas, e isso é outra coisa! Já os Psicanalistas são psicologos, que seguem a linha teorica da Psicanalise!
    De qualquer forma todos os tipos de terapia ajudam e fincionam, umas levan mais tempo, outras menos! O que você precisa saber é quanto tempo você quer fazer terapia. Pro teu 'problema' eu indicaria um rerapeuta cognitivo comportamental, que os resultados serão mais eficientes e mais rapidos!
    Se na tua cidade tiver uma faculdade, e tiver esse curso, provavelmente terão uma clinica escola, você poderá fazer consultas gratuitamente! :)
    Espero ter ajudado!
    Beijocas e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  19. Oiii
    Olha, eu tenho compulsão alimentar diagnosticada por 3 profissionais da área da saude (1 nutricionista, 1 psicólogo e 1 psiquiatra) e te digo duas coisas... Não somos loucas comilonas de chocolate e precisamos SIM de ajuda. Se vc acha que tem CA procure ajuda, independente de dinheiro. CA é considerado distúrbio alimentar assim como anorexia e bulimia então por mais que a gente diga que vai se controlar, não conseguimos sozinhas.
    Como eu estava sem grana para psicólogo eu fui na psiquiatra que está me tratando há quase 1 ano e menos 20 kg :)
    Eu sou como vc, controladora, paciente etc
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler o que você tem a dizer!
Muito obrigada pela visita!